segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Atividade 4.5

Atividade 4.4


ATIVIDADE 4.4 - Planejando a produção de um documento multimídia

Ao desenvolver o projeto sobre “Matemática na alimentação” observei que cada aluno participa de forma diferenciada, então elaborei atividades que pudessem inserir cada um em cada etapa. Dentre elas o uso das TICs foi bastante interessante, onde percebemos o envolvimento maior em algumas atividades utilizando a tecnologia, mesmo aqueles alunos que não sabiam de alguma forma procuraram se interar mais do assunto.

Atividade 4.3


ATIVIDADE 4.3 – Reflexão e discussão sobre mídias-educação

Hoje a “Alfabetização/letramento nas mídias” é tão importante quanto às formas tradicionais de se ler/escrever textos impressos. A vida cotidiana esta hoje mergulhada nas modernas tecnologias de comunicação e isso traz grandes desafios para a educação, que precisa usar as TICs como ferramenta pedagógica, como objeto de estudo e como veículos de expressão.

Atividade 4.2

ATIVIDADE 4.2 – Navegando por vídeos e outras mídias

Nesta atividade naveguei por sites muito interessantes e ricos em idéias. Se pusermos em prática as idéias, podemos facilitar o aprendizado de nossos alunos, tornado as aulas mais interessantes e atrativas, uma forma mais agradável para os alunos aprenderem a matemática.

Vídeo PORTAL DO PROFESSOR
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=18319

Vídeo portal TV ESCOLA
http://tvescola.mec.gov.br/index.php?option=com_zoo&view=item&item_id=4941

sábado, 26 de novembro de 2011

Atividade 3.3

PLANEJAMENTO DO PROJETO

DADOS DE IDENTIFICAÇÃO:
ESCOLA ESTADUAL PAULO FREIRE
Professora: Ana Paula Turatto
Disciplina: Matemática
Turmas/ano: 7º Ano “A”
Turno: Vespertino
Duração/tempo: 2 aulas de 50 minutos cada.

Título do projeto: MATEMÁTICA NA ALIMENTAÇÃO.
Público Alvo: Estudantes do 7º Ano “A” Vespertino.


Justificativa: A escolha deste tema permite uma revisão de conceitos matemáticos que, por vezes, podem nos ajudar a encontrar uma boa solução para uma situação-problema.
.

Objetivos Gerais e Específicos:
Espera-se que os alunos sejam capazes de:
Conhecer o próprio corpo e dele cuidar, valorizando e adotando hábitos saudáveis com um dos aspectos básicos da qualidade de vida;
Ampliar e construir noções de medida, pelo estudo de diferentes grandezas;
Observar a variação entre grandezas , estabelecendo relação entre elas e construir estratégias de solução para resolver situações que envolvam a proporcionalidade.
.

Conteúdo:
Números decimais, medidas de massa, razão e proporção, porcentagens, representações gráficas com construções e interpretação de tabelas e gráficos.
.

Metodologia/procedimentos:
Sem uso da calculadora, cada participante deve calcular seu Índice de Massa Corporal dada pela fórmula:
ÍNDICE DA MASSA CORPORAL = PESO (EM KG) / ALTURA (EM M²)
Cada qual deve encontrar a faixa na qual se encontra.
Reunidos em grupos de 4 alunos cada, realizarão uma discussão sobre os diferentes procedimentos a serem desenvolvidos, assim como as maiores dificuldades inerentes à resolução da situação-problema. O trabalho poderá ser dividido assim:
Cálculo do IMC
Organização
Construção de gráficos e tabelas
Relatório de atividades (Slides)


Avaliação: Socializar as dificuldades apresentadas pela sala. A discussão deve ser no sentido de buscar compreender as possíveis causas das dificuldades apresentadas no conteúdo matemáticos e possíveis formas de suas superações.


Bibliografia: Projeto elaborado pela Professora Ana Paula Turatto.

segunda-feira, 3 de outubro de 2011

ATIVIDADE - 2.8

Atividade 2.8
Execução da aula.

A atividade que foi desenvolvida com os estudantes foi gratificante, pois eles tiveram a oportunidade de ler mais, e visitar vários sites para desenvolverem pesquisa e posteriormente resolver as atividades. A opção pelo desenvolvimento deste tema foi pelo fato de possibilitar aos estudantes a oportunidade de trabalhar a intertextualidade nas referidas matérias.
As competências e o conhecimento por nós planejados foram atingidos, os estudantes ajudaram uns aos outros e aprenderam a pesquisar usando o hipertexto na internet e também enviar email.
O trabalho foi realizado na turma do 2º ano do Ensino médio que possui 17 alunos.
As aulas tiveram duração de 50mim cada. E as professoras sempre presente orientando e conduzindo o desenvolvimento da atividade e a conclusão da mesma.

ATIVIDADE - 2.7

2.7 - Período de execução da aula.

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

ATIVIDADE - 2.11

2.11 - Conhecendo e comentando sobre Wikicionário.
        O Wikicionário é um dicionário de conteúdo aberto que está sendo desenvolvido com a ajuda de contribuidores de todas as partes do mundo. Ele é um wiki, o que significa que qualquer um pode editá-lo. O programa que gera a interface do Wikicionário é o MediaWiki.
Assim como a Wikipédia, o Wikicionário é um projeto da fundação Wikimedia disponível em diversos idiomas. A versão em português do Wikicionário foi iniciada em maio de 2004 e conta atualmente com mais de 32.000 verbetes.
Os textos do Wikicionário são cobertos pela Licença de Documentação Livre GNU (GFDL). Dessa forma, as contribuições são creditadas aos autores, enquanto a GFDL permite que o texto seja livremente distribuído e reproduzido (desde que algumas regras sejam respeitadas).
O objetivo do Wikcionário é descrever todas as palavras de todos os idiomas, com definições e descrições em português, idioma falado em Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Macau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe, Timor Leste e por diversas pessoas em todo o mundo.
http://pt.wiktionary.org/wiki/Wikcionario

http://pt.wikipedia.org/wiki

ATIVIDADE - 2.10

2.10 - O que é Wikipédia?
          O nome Wikipedia foi criado por Larry Sanger e é uma combinação de wiki (uma tecnologia para criar site colaborativos, a partir da palavra havaiana wiki , que significa "rápido" e enciclopédia. Wikipédia é uma enciclopédia online livre, colaborativa, ou seja, escrita internacionalmente por várias pessoas comuns de diversas regiões do mundo, todas elas voluntárias. Por ser livre, entende-se que qualquer artigo dessa obra pode ser transcrito, modificado e ampliado, desde que preservados os direitos de cópia e modificações. 


ATIVIDADE - 2.6


ATIVIDADE 2.6

ESCOLA: E. E Paulo Freire.

DISCIPLINA: Sociologia, Literatura e Matemática.

PROFESSORAS: Janete Gnoatto, Rosangela Fátima Queiroz e Ana Paula Turatto.

TURMA: 2º ano EM.

TEMA: Relação Interpessoal


OBJETIVOS:
·  Conhecer, analisar e entender o processo de relação interpessoal. Enfatizando e interagindo e trabalhando o assunto dentro das disciplinas.

·   Utilizar a Internet e reconhecer a importância do hipertexto como fonte de pesquisa.


JUSTIFICATIVA:
Levar o estudante a conhecer e entender as mais variadas formas de relações interpessoais dentro do contexto social, juntamente com o perfil dos tipos de linguagem e gênero textual encontrados utilizando hipertexto e acessando a Internet para aprenderem gerar os gráficos e concluir o trabalho.


DESENVOLVIMENTO:
O trabalho será realizado pelos estudantes em duplas, que deverão acessar e navegar pelos sites que abrange o referido assunto.
A pesquisa sobre o tema difere vários significados, assim após navegarem e lerem, os estudantes deverão criar a sua definição e enviar por email para a professora de Sociologia fazer a análise. Posteriormente à professora de literatura trabalhará com a mesma turma as definições por eles criadas, tendo no contexto trabalhar os tipos de linguagem e gêneros  textuais.
Após esta fase a professora de matemática dará continuidade trabalhando gráficos matemáticos em cima dos tipos textuais por eles criados e analisados.


RECURSOS:
Computadores e internet.


AVALIAÇÃO:
A avaliação será feita durante toda a realização da atividade, acompanhando o desempenho individual e coletivo dos estudantes, identificando o envolvimento, a cooperação, o interesse e o desenvolvimento de habilidades.

ATIVIDADE - 2.4

2.4- Com certeza o trabalho terá sucesso, pois a busca é a construção do conhecimento e assim a aprendizagem será concreta. E a interação faz a diferença.

ATIVIDADE - 2.3

2.3 - Hipertexto é o termo que remete a um texto em formato digital, ao qual se agregam outros conjuntos de informação na forma de blocos de textos, palavras, imagens ou sons, cujo acesso se dá através de referências específicas denominadas hiperlinks, ou simplesmente links. A habilidade de associar qualquer lugar de um documento arquivado em um computador com qualquer outro lugar no mesmo documento, ou em qualquer outro documento (local ou remoto), permitindo rápido acesso aos mesmos através de links navegacionais não-sequenciais.

ATIVIDADE - 2.2

2.2 - Navegar à deriva nos abre um leque de oportunidades. Amplia nosso conhecimento. Mas temos que tomar cuidado, pois a cada nova informação somos atraídos, muitas vezes pela curiosidade, e podemos perder o foco do que realmente estamos procurando.

segunda-feira, 12 de setembro de 2011

ATIVIDADE - 2.1

2.1 - A navegação pelo site do portal do professor nos abre um leque de opções, nos deixando sempre curiosos, pois muitas são as informações e nos ajudam encarar as dificuldades do dia-a-dia em sala de aula.